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Ensino Médio

De acordo com a LDB Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

O mundo está passando por profundas e significativas transformações. Estas transformações são características na virada do milênio e os avanços tecnológicos neste século permitiram que o homem inventasse praticamente tudo o que podia.

A capacidade humana para criar, aperfeiçoar, destruir e voltar a criar até chegar ao ideal é ilimitada e, se as informações são necessárias para esse processo, nós, a escola formadora de opiniões e de homens, não podemos alienar-nos às transformações e simplesmente acomodar-nos com a idéia de que não temos como criar condições diferenciadas que venham a tornar-las cada vez mais essenciais e vitais aos nossos jovens em formação. É neste momento que a aplicação do item III do art. 35 se faz tão necessária, pois a ética é essencial para nortear os conhecimentos adquiridos.

É claro e óbvio que a noção conceitual é fundamental para o entendimento do contexto, mas no mundo moderno não basta que o indivíduo saiba definir as causas da ocorrência de um terremoto, mas sim os fenômenos que estiveram envolvidos para que aquele terremoto ocorresse. Hoje não basta ser muito bom em uma disciplina ou em uma área de conhecimento, mas sim, excelente e criativo em tudo que se faz. Crítico, responsável consigo e com a sociedade, colaborando assim para um planeta sustentável.

O nosso aluno, concluinte do ensino médio, ingressará numa universidade que atualmente está atenta aos acontecimentos do cotidiano global e, por isso, adota critérios de seleção para ingresso em seus cursos que dão ênfase aos estudos do que é contextual e não somente do conceitual, por isso o nosso foco é no desenvolvimento de competências e habilidades que farão com que o nosso aluno aplique os conhecimentos adquiridos em suas atitudes nas situações-problemas ao logo de sua vida.



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