Acesso rápido:  
Unidade I
Rua Paraú, 36 A
(11) 2562-2277
Unidade II
Rua Tibúrcio de Souza, 1242
(11) 2025-5680



Educação Infantil

Socialização Quando se fala em educação é primordial projetar um cenário diferente do habitual.

Os tempos são de mudanças, mas a educação focada nos valores permanece e acreditamos numa geração humana e social para a comunidade.


De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, com identidade própria e objetivos definidos. Isso confirma a importância de se respeitar a criança no seu tempo, com suas necessidades peculiares e potencialidades, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra.

Boa Alimentação Assim como todos os segmentos da Educação Básica, a Educação Infantil também está organizada por idade, baseando-se nas possíveis regularidades existentes nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo e social das crianças até os 5 anos de idade. Para uma educação de qualidade, nossa escola define como finalidades educativas promover nos educadores e educando:

  • » O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
  • » A autonomia, a cooperação e o sentido de co-responsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos.

Xadrez Com essa visão o professor tem a responsabilidade de ajudar o aluno a fazer conexões entre o saber que é transmitido na escola e a sua realidade, nos quais são usadas para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos na escola ou fora dela. As atividades objetivam também ativar a curiosidade da criança e provocar nela o interesse em conversas com familiares, observação direta dos fatos em sua vida cotidiana e muitas outras fontes de aprendizagem. É o que se chama de contextualização do conteúdo e que tem a ver com a motivação, já que motivar o aluno depende de fazê-lo entender, ou seja, dar sentido àquilo que aprende.

Hora de Brincar O aprender é um processo contínuo, e da aprendizagem de um tópico abrem-se novas demandas, novas "janelas". O que o aluno aprende hoje serve para prepará-lo para ressignificar a mesma informação no contexto novo do amanhã. Assim o que o ensino de nossa escola pretende é o desenvolvimento de habilidades e competências para um aprender permanente.

2017 -  Colégio Vida Ativa - Todos os Direitos Reservados ©